Notícia

Urgência na Mudança

2008-10-28 10:12:00

As TIC já começaram a trabalhar nas noticias que vão fazer manchete no futuro.

Líderes do G8 reúnem-se por Tele-presença

A tomada de consciência da importância da preservação do meio ambiente e da sustentabilidade energética está a mudar a forma como as pessoas, as empresas e os países vivem e trabalham. Encontros de líderes mundiais através de tele-presença, a massificação das chamadas ‘casas inteligentes’ e da gestão energética nos lares e a produção de energia eléctrica através das comunicações móveis poderão, em breve, deixar de ser apenas boas ideias para fazer parte da realidade. 

Num acontecimento inédito, os líderes dos oito países mais poderosos do mundo reuniram-se através deste sofisticado tipo de videoconferência. Brasil, Índia e Rússia participaram também neste encontro à distância. Para além da redução de custos, do tempo e da segurança, o objectivo desta iniciativa passa por reduzir o carbon footprint dos líderes mundiais. Um exemplo que se quer ver alargado às grandes empresas. Estima--se que o simples recurso às novas tecnologias de tele--presença disponibilizada por várias empresas poderá contribuir para uma redução anual de 100 milhões de toneladas de emissões de carbono. A utilização de tecnologias de tele-presença é já comum entre os líderes da União Europeia, desde 2010, ano em que o Berlmont, edifício sede da Comissão Europeia em Bruxelas, e todas as 27 sedes de governo passaram a estar equipadas com esta tecnologia.
02 Abril 2011


22 Maio 2015 - Smart Logistics com saldo positivo na Europa

Os 27 estados membros da UE conseguiram reduzir em 16% a emissão de gases poluentes no sector dos transportes e logística. O sistema informático de gestão “Smart Europe”, implementado no ano passado no espaço comunitário, permitiu optimizar os custos associados ao consumo de combustível, armazenamento, distâncias percorridas e taxa de ocupação dos veículos. Para o próximo ano já está prevista a aplicação deste sistema em alguns países asiáticos e Austrália.

 

03 Junho 2013 - Mercado da habitação inteligente sobe em flecha

A aquisição de casas inteligentes duplicou em Portugal desde 2012. O investimento inicial, ligeiramente maior, é facilmente recuperável através de uma utilização mais eficiente da energia. As casas inteligentes controlam o consumo de gás, electricidade e água, maximizando ainda a utilização de energias renováveis. Uma realidade que já faz parte do quotidiano de cerca de 100 mil famílias nacionais.

07 Abril 2016  - Programa 20-20-20 cumprido quatro anos antes do prazo

Reduzir em 20% a emissão de CO2 e aumentar em 20% o consumo de energias renováveis até 2020. Estes eram os objectivos do Programa
20-20-20, adoptado pela União Europeia em 2007. Objectivos que se concretizaram com quatro anos de antecedência e que reflectem a forte aposta dos sucessivos governos na implementação de estratégias pró-ecológicas, bem como na convocação das TIC para este desígnio. A convergência destas duas revoluções, a das TIC e a da Energia, gerou novos mercados a explosão de projectos tecnológicos inovadores, os quais se revelaram fundamentais para alcançar este marco histórico.
O sector das TICs contribuiu para reduzir em cinco vezes a sua própria pegada de carbono.

31 Março 2010 - A powerbox da energia

Está praticamente concluída a instalação em todos os lares portugueses dos equipamentos pessoais de gestão enérgetica. Trata-se de uma espécie de powerbox que mede o consumo de todos os equipamentos domésticos (da TV à máquina de lavar), informa sobre os preços da energia em tempo real, oferece diferentes alternativas para configurar o consumo e para escolher as fontes de energia desejadas. A introdução de TIC na rede eléctrica alterou a relação do consumidor com o seu fornecedor de energia, aumentou a eficiência energética e a apetência pelas energias renováveis.


20 Maio 2017 - Novos planos de preços

Graças ao software disponibilizado nos equipamentos pessoais de gestão energética - o qual pode ser acedido também via web ou telemóvel - todas as famílias terão acesso ao seu plano energético personalizado. Os nomes destes planos de preços falam por si: 'Bargain Power - Nights and Weekends', 'Day Trading for Electrons', “Fuels from Heaven/Fuels from Hell', 'How slow can my meter go', 'Green Friends and Family Plan'. Estes planos foram previstos por Thomas L. Friedman no seu  livro “Hot, Flat and Crowded”, um best seller lançado no final de Setembro de 2008.

10 Março 2015 - Veículos eléctricos atingem 53% da quota de mercado

Os carros eléctricos apenas precisaram de cinco anos para ultrapassar os carros movidos a diesel e a gasolina, que neste momento se encontram no 4º e 5º lugar de vendas, respectivamente, logo a seguir às bicicletas e as segways.


18 Novembro 2014 - Smart Grids impulsionam Índia

As tecnologias de informação e comunicação aplicadas às rede de energia, implementadas ao longo dos anos nas diversas indústrias indianas, revelaram-se bastante produtivas para a maior economia emergente asiática. Os ganhos, que atingiram os 80 mil milhões de euros, resultaram de um novo modelo de monitorização e gestão das redes eléctricas: Energy Internet.

07 Agosto 2012 - Produção de energia eléctrica nas rede de comunicações móveis atinge recordes

A produção de energia eléctrica nas redes de comunicações móveis - feita através de um aerogerador que está instalado na torre de telecomunicações e que fornece energia para o normal funcionamento dos equipamentos, incluindo ainda a climatização do espaço - atingiu já os 100% do parque instalado. Através dos sistemas de micro-produção eólica instalados nas suas torres e estações, os operadores móveis conseguem já garantir em 70% a energia necessária ao funcionamento dos equipamentos, obtendo reduções de mais de 25% na sua factura energética global, bem como nas emissões de CO2.


08 Fevereiro 2019 - Desmaterialização alastra aos cinco continentes

A cada ano que passa tem vindo a assistir-se a uma redução na quantidade de produtos e actividades que contribuem para o aumento das emissões de carbono.