Notícia

Jorge Vasconcelos preside Congresso

2008-10-21 14:35:00

Jorge Vasconcelos foi a personalidade escolhida para presidir à edição deste ano do Congresso das Comunicações. Reconhecido protagonista do sector da energia, empresário na área das energias renováveis, membro do Advisory Board do Harvard Environmental Economics Program e consultor internacional, este responsável tem-se destacado nos diversos cargos nacionais e internacionais que desempenhou ao longo da sua carreira profissional. Foi o primeiro Presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), entre 1996 e 2006, e o primeiro Presidente do Conselho dos Reguladores Europeus de Energia (CEER),entre 2000 e 2005. 
A sua experiência na área energética foi central na definição dos temas a debater no Congresso das Comunicações ’08 e na escolha da mais de uma centena de especialistas que irão analisar os grandes temas em debate no evento. Actualmente presidente da NEWES - New Energy Solutions, uma empresa que actua na área das energias renováveis na Europa, Jorge Vasconcelos é consultor de várias organizações internacionais, com destaque para a Comissão Europeia e o Banco Mundial. É também Visiting Fellow no Bureau de Conselheiros Políticos Europeus (BEPA) do Presidente da Comissão Europeia, bem como membro do Comité Consultivo do Programa de Harvard em Economia Ambiental e professor convidado na Universidade Técnica de Lisboa (Programa MIT – Portugal).
Antes da experiência em regulação, trabalhou em Bruxelas para a associação europeia da indústria eléctrica, para a AEG e em várias Universidades de Portugal, Alemanha e Itália. Foi ainda membro de vários comités consultivos nacionais e internacionais dedicados às questões energéticas, incluindo organizações científicas, o Conselho Mundial de Energia, o Fórum Mundial de Regulação de Energia, a Agência de Energia da Cidade de Lisboa, a Global Electrification (uma Organização internacional de âmbito
não-governamental com o intuito de melhorar a electrificação das áreas urbanas africanas), entre outros.  Autor e editor de vários livros e artigos sobre o tema, graduou-se em Sistemas de Energia pela Universidade do Porto e fez o seu doutoramento na Universidade de Erlangen-Nuremberga.