Notícia

Congresso: alterações climáticas em debate

2008-10-21 14:48:00

“TIC e Alterações Climáticas’ é o tema central do Congresso das Comunicações’08, o maior evento anual da APDC. A aposta escolha desde tema resulta de ser uma questão cada vez mais na ordem do dia e na agenda política de todos os países. O crescente aquecimento global, o progressivo aumento dos recursos energéticos e das matérias-primas e o incremento insustentável da população mundial lança novos e importantes desafios aos decisores políticos e civis. Ao assinalar-se o Ano Internacional da Terra, e numa altura em que se cumprem quase dez anos sobre a assinatura do Protocolo de Quioto, a União Europeia está cada vez mais empenhada em tomar medidas para combater as alterações climáticas.

Consciente da importância social, económica e política das alterações climáticas, assim como do papel crucial que cabe às TIC para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, a  actual direcção da APDC, liderada por Diogo Vasconcelos, decidiu dar prioridade a este tema no seu 18º Congresso anual. O objectivo é dar um contributo inestimável ao debate sobre redução das emissões de gases com efeito de estufa e o aumento das energias renováveis. Ao longo de três dias, mais de uma centena de especialistas nacionais e internacionais irão analisar o papel das TIC na promoção de práticas sustentáveis, na gestão energética e no desenvolvimento de formas de reduzir a pegada de carbono. Serão debatidos temas como a inovação ao serviço do clima, os novos sistemas e tecnologias e as alterações climáticas, os transportes inteligentes, a domótica, os incentivos à modernização das infra-estruturas de rede, a regulação e o investimento, a desmaterialização e os novos estilos de vida, a Internet, os novos empreendedores, os novos investidores e o impacto da mobilidade.

O Congresso das Comunicações contará com a presença da Sua Excelência o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, e de um importante leque de especialistas mundiais nas mais diversas áreas, desde as TIC à indústria energética, passando por destacados membros do Governo, autoridades regulatórias e académicos. Tal como nas anteriores edições, o evento contará ainda com a realização do Business Lounge, um espaço de exposição profissional reservado para todos os consumidores das TIC e interessados nas novas tecnologias, onde poderão ver, em primeira mão, o que de melhor se faz neste sector.