Notícia

Congresso das Comunicações’08, uma iniciativa Carbono Neutro

2008-11-11 16:37:00

Neutralizar as emissões de CO2 é mais um dos compromissos que a Direcção da APDC - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, assume neste 18º Congresso. O tema “As TIC e as Alterações Climáticas” espelha a importância que a APDC dá à necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito de estufa (GEE) e a convicção que tem do papel activo que as TIC podem e devem ter nesta matéria. É com esta convicção que a APDC aproveita a oportunidade para demonstrar que é necessário agir desde já e que é através de pequenos gestos que se conseguem grandes conquistas.
A neutralização das emissões de CO2 associadas ao Congresso das Comunicações’08 é não só uma consciência da co-responsabilidade da APDC no combate às alterações climáticas, mas também aspira ser uma demonstração motivadora para que cada um de nós tenha uma atitude transformadora, e para que as TIC sejam um impulsionador efectivo desta causa.
Esta iniciativa insere-se no designado Mercado Voluntário de Carbono, esforço que ocorre em paralelo com o Protocolo de Kyoto e que se diferencia na medida em que os seus participantes não possuem obrigatoriedade de quotas de emissões e a decisão em participar neste mercado configura-se como uma iniciativa voluntária.
A decisão de anular as emissões de CO2 do Congresso Comunicações’08 implicou a definição do âmbito de intervenção, tendo-se assumido que envolveria as emissões de CO2 relativas às deslocações terrestres e aéreas dos congressistas e convidados, oradores e staff, e as relativas às restantes fontes de emissão de CO2 de acordo com as especificações definidas pelo GHG Protocol (GreenHouse Gas Protocol).
A metodologia aplicada está em conformidade com as espcificações internacionais, foi conduzida pela empresa ECO2Balance e a responsabilidade da sua certificação cabe à TÜV Br, entidade acreditada pela ONU neste âmbito, o que lhe confere a credibilidade e autentacidade exigíveis.
A opção estratégica de neutralização das emissões calculadas, passa pela aquisição de VER’s (Verified Emitions Reductions) através da CantorCO2e, em quantidade equivalente. Adicionalmente, a Direcção da APDC ao desejar enfatizar o carácter nacional desta iniciativa, assumiu plantar árvores autóctones (seleccionadas pelos técnicos do ICNB) em número necessário à neutralização das tCO2e, numa área da Reserva Natural da Serra da Malcata, produzindo um efeito de dupla mitigação do inventário calculado para esta iniciativa. Ao tornar o Congresso Comunicações’08 uma Iniciativa Carbono Neutro, devidamente certificada, não só neutralizámos, como acreditamos ter sensibilizado para que todos contribuam.